Gramado realizou 1ª Semana de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer
Setembro Roxo é reconhecido como o mês dedicado a abordar a Doença de Alzheimer e Gramado, a partir deste ano, instituiu uma semana para tratar sobre o tema. Através do Projeto de Lei Legislativo 08/2021, do vereador Ike Koetz, a cidade passou a ter, oficialmente, uma programação envolvendo a comunidade, agentes da saúde e assistência social e familiares de portadores da DA.
MOVIMENTO
A realização da 1ª Semana de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer em Gramado foi realizada pela Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, com o apoio do Movimento Viver sem Saber, idealizado pela produtora de eventos Mariela Oppitz Sorgetz, autora do livro "Viver sem Saber – Relatos de amor, dor e humor sobre a Doença de Alzheimer". A história real contada por ela, a partir da convivência com a mãe, dona Anninha, hoje com 85 anos e paciente de DA há oito, a motivou a colocar-se a serviço da causa. "Nosso objetivo é compartilhar informações e trazer reflexões sobre os desafios dessa doença que vem aumentando vertiginosamente em todo o mundo. Precisamos falar sobre cuidados e prevenção", destaca Mariela.
CÂMARA DE VEREADORES
Com a aprovação unânime na Câmara de Vereadores, a Semana de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer em Gramado teve início na segunda-feira, dia 27. Durante a sessão, os vereadores se manifestaram destacando a importância de ações de acolhimento aos pacientes, familiares e profissionais envolvidos.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Na terça-feira, dia 28, o Centro Municipal de Saúde recebeu o Painel Políticas Públicas, que contou com a participação do Defensor Público de Gramado, dr. Igor Benini da Silva, e da Procuradora Geral do Município, dra. Mariana Melara Reis, que abordaram o tema "Gerenciamento do processo de envelhecimento como meio de pacificação de conflitos". Na mesma tarde, a assistente social Cristina Schmitt Concatto e o farmacêutico e bioquímico Alexandre Robert Kerber falaram sobre "Processos de medicação e orientações aos idosos e familiares".
SAÚDE
Na quarta-feira, dia 29, foi a vez dos profissionais da saúde, Cristiane Moro dos Santos, professora e fisioterapeuta; e Maria Emília Munaretti, fisioterapeuta e pós-graduada em gerontologia participarem do Painel Saúde, que teve como tema "Como manter a autonomia e independência da pessoa com diagnóstico da Doença de Alzheimer". Na mesma tarde, às 18 horas, foi ao ar pela TV da Câmara de Vereadores de Gramado uma entrevista com a idealizadora do Movimento Viver sem Saber, Mariela Oppitz Sorgetz e o vereador Ike Koetz sobre o livro lançado em abril e o trabalho social que ela vem desenvolvendo desde então.
CUIDADOS
Na quinta-feira, dia 30, a programação contou com o Painel Cuidados e teve a participação do dr. Leandro Minozzo, geriatra, especialista no cuidado do Alzheimer e Longevidade, que através de uma Live abordou questões ligadas ao stress do cuidador. Na sequência, a dra. Berenice Werle, geriatra, pós-graduada em cuidados paliativos e diretora da Abraz – Associação Brasileira do Alzheimer, compartilhou seus conhecimentos de forma presencial, falando sobre "Manejo de alterações de comportamento".
AÇÃO DE RUA
A programação da 1ª Semana de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer foi encerrada na sexta-feira, dia 01/10, com uma ação de rua realizada no Largo da Borges, no centro de Gramado. Balões na cor roxa foram afixados nos bancos do espaço, juntamente com um cartão, informando as pessoas sobre a Doença de Alzheimer e convidando à reflexão e a ações de prevenção.
CONFIRA A PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA: https://gramado.onde.ir/gramado-realizou-1-semana-de-conscientizacao-sobre-a-doenca-de-alzheimer